quinta-feira, 18 de abril de 2019

Ferrovias no Brasil : porque não estão colaborando com a solução como nos EUA?


É um equívoco muito grande achar que a solução do Brasil passa pelo conserto do modal rodoviário brasileiro sem conhecer que o transporte sobre trilhos custa menos que o transporte sobre pneus e tampouco entender porque o Brasil chegou na atual sinuca-de-bico do custo do transporte.
Primeiro devemos reconhecer no ilustre Dom Pedro II e nos seus barões Petrópolis e Mauá o mérito pela instalação das primeiras ferrovias nos idos de 1854 e de atingir a marca de terceira maior malha ferroviária do mundo em 1880.
Com a Proclamação da República iniciamos o período de derrocada do sistema ferroviário já em 1921 com a interferência negativa de Washington Luís e sua loucura de trazer a Ford Motor Company ao Brasil supostamente com vantagens pessoais.
Em seguida a crise de 1929 nocauteou novamente a malha ferroviária de modo significativo que cambaleou até o final da década de 1950 quando finalmente o então governador do Estado de São Paulo Carvalho Pinto determinou a desativação de ramais possivelmente para estimular de modo suspeito a instalação das fabricas da Wolkswagem em São Bernardo, da Mercedes Benz caminhões em Campinas e da General Motors em São Caetano, tudo sob o véu negro dos negócios escusos.
Estava criado o problema do custo Brasil.

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